Festival reúne jovens do mundo inteiro

Entre os dias 17 e 28 de junho, músicos com idades entre 18 e 30 anos, vindos de todos os lugares do planeta, irão se encontrar em uma fazenda no interior de São Paulo. Durante 12 dias, eles participaram da primeira edição do Ethno Brazil. Inscrições até 18 de março.

O Ethno é um programa para voltado a difusão da música – contemporânea e tradicional. Criado em 1990, o projeto se dirige a jovens músicos, com a missão de reviver e manter vivo o patrimônio cultural global. Presente em mais de 13 países, o Ethno envolve jovens através de uma série de acampamentos internacionais de música internacional, além de workshops e concertos, trabalhando em conjunto com escolas, conservatórios e outros grupos de jovens para promover a paz, a cooperação e a compreensão.

Um aspecto central do Ethno é sua abordagem democrática de aprendizagem, pela qual jovens se ensinam a música de seus países e culturas. É uma pedagogia não formal que foi refinada nos últimos 25 anos, abraçando os princípios do diálogo e da compreensão intercultural. O Ethno oferece uma oportunidade única para que jovens de todo o mundo se juntem e se envolvam democraticamente através da música, em uma relação pautada pelo respeito, generosidade e abertura.

A Jeunesses Musicales International (JMI), que promove o Ethno, é a maior organização sem fins lucrativos do mundo voltada ao desenvolvimento da música jovem. Através de mais de 40 mil atividades musicais por ano, a JMI atinge mais de 5 milhões jovens de 80 países. A organização usa o poder universal da música como uma ferramenta para capacitação e transformação, buscando tornar o mundo um lugar melhor para todos.